Saúde Saúde

Planos de Saúde

Menu de acesso rápido ao cliente Oeste Saúde

Mais um passo para o digital: Certificado Internacional de Vacinação passa a ter emissão online

O Brasil é o primeiro país a disponibilizar a emissão do Certificado Internacional de Vacinação online, tornando o processo rápido e fácil.

O que é o documento?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento exigido por diversos países para a entrada de visitantes. Países como Austrália, Equador, Guatemala e diversos outros exigem o CIVP principalmente por conta de surtos de Febre Amarela.

Sobre a mudança

Após vacinado em um posto do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em um serviço privado, o viajante deveria se dirigir para uma unidade credenciada para solicitar o documento para a sua viajem; processo que exigia em muitos casos grandes deslocamentos e gasto de tempo. Porém agora, com a parceria feita entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, após a vacinação o viajante pode acessar o site e fazer a solicitação .

Caso aprovada pela Anvisa, o documento é enviado em até 5 dias úteis e pode ser impresso em qualquer lugar do mundo.

Tudo isso faz parte de um processo de desburocratização, sendo o primeiro de muitos serviços públicos que poderão ser realizados no meio digital futuramente.